Chá verde antes de Dormir? Claro que sim!

CHÁ VERDE ANTES DE IR DORMIR? CLARO QUE SIM!

O Chá Verde é uma das bebidas mais populares do mundo. Com múltiplos benefícios para a saúde, já se tornou parte da rotina de muitas pessoas. Se ainda não adicionou este chá à sua rotina, está na altura de o fazer.

Neste artigo, compilamos as 10 vantagens de consumir chá verde antes de ir dormir que o vão converter a esta bebida. Mas antes, vamos fazer um pequeno enquadramento sobre este tema.

Chá verde antes de ir dormir: porquê?

Oriundo da China, o chá verde é consumido um pouco por todo mundo, e hoje é amplamente referenciado como uma das bebidas mais saudáveis ​​que existem. Escusado será dizer que, quando começamos a procurar, os benefícios do chá verde parecem intermináveis e vamos encontrar vantagens um pouco para “tudo e mais alguma coisa”.
Aliás, o facto de ser muito utilizado na medicina tradicional ajuda a perceber o porquê de dar uma série de benefícios, desde uma melhor saúde mental até uma melhor função cardiovascular. Já para não falar que, também evita pressões altas, regula a digestão, ajuda a acelerar a cura de feridas e…pode até aumentar o nosso metabolismo - especialmente quando bebemos chá verde antes de dormir.
Este é então o ponto que focamos neste artigo e que acaba por responder ao porquê de enaltecermos os benefícios de beber chá verde antes de ir dormir. Não só melhora os ciclos de sono, tornando-os mais tranquilos, como também ajuda o organismo a trabalhar melhor.

Com efeito, se beber chá verde antes de ir dormir está a ingerir uma variedade de antioxidantes, incluindo flavonóides e catequinas, elementos que trabalham com o nosso corpo e mente para nos mantermos saudáveis e dão uma ajuda extra às células no seu processo de regeneração.
Feito está este enquadramento, conheça então as 10 vantagens de consumir chá verde antes de ir dormir.

10 vantagens de consumir chá verde antes de ir dormir

1 - REGULA OS AÇÚCARES NO SANGUE.

Durante a noite, os níveis de cortisol aumentam e a produção de melatonina diminui. Esta combinação da diminuição da melonina, hormona que ajuda a dormir, e aumento do cortisol, hormona envolvida na produção de stress, perturba o seu ritmo cardíaco e evitam que tenha um descanso totalmente reparador. Beba chá verde antes de se ir deitar e evite picos de açúcar e insónias enquanto dorme.

2 - ACELERA O METABOLISMO.

Para além de antioxidantes o chá verde tem cafeína na sua composição, que favorece o gasto de energia. Desta forma, o seu corpo acelera o metabolismo e queima calorias mesmo enquanto dorme.

3 - ACALMA OS NERVOS.

Um dos nutrientes ativos no chá verde é a l-teanina, um aminoácido que nos acalma e nos ajuda a dormir melhor. Para além disso, as bebidas quentes têm tendência a deixar-nos mais sonolentos. Por isso, combine estes dois fatores: beba o seu chá verde bem quentinho e durma descansado.

4 - FORTALECE O SISTEMA IMUNITÁRIO.

A sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, fazem com que este chá seja um dos seus melhores aliados naturais, prevenindo os problemas respiratórios mais comuns como gripes e constipações.

5. MELHORA A SAÚDE DO SEU FÍGADO.

O fígado é responsável por eliminar toxinas que podem afetar a nossa saúde. Quando há demasiadas toxinas, este órgão não consegue funcionar corretamente. Uma chávena de chá ajuda a limpar o fígado, garantindo o seu funcionamento e prevenindo a sua inflamação.

6. AJUDA A CONTROLAR O MAU HÁLITO.

O chá verde é ótimo a inibir o crescimento de bactérias, especialmente as que causam mau hálito. Para além disso, aumenta significativamente o efeito da pasta dos dentes.

7 - PREVINE AS CÁRIES DENTÁRIAS.

Ainda na temática da saúde oral, o chá verde evita formação de placa dentaria e destrói os ácidos responsáveis pelas cáries.

8 - AUMENTA A FUNÇÃO CEREBRAL.

As propriedades químicas deste chá também estimulam a produção de células do cérebro e, por consequência, melhoram a nossa capacidade cognitiva e estimulam a memória.

9 - AJUDA A PREVENIR ATAQUES CARDÍACOS E AVC’S.

Graças ao seu alto teor oxidante, o chá verde regula os níveis de colesterol mau no sangue, impedindo que este se acumule nos vasos sanguíneos. Desta forma reduz os riscos de doenças cardíacas ou outros problemas relacionados com a saúde cardiovascular.

10 - TEM BENEFÍCIOS PARA A SUA PELE.

Para além de combater o envelhecimento celular, o chá verde ajuda a manter a sua pele hidratada e com um aspeto saudável e brilhante.

Contudo, também referimos que a sua ingestão deve ser moderada e respeitar alguns cuidados.

Chá verde antes de ir dormir: cuidados a ter

O facto de ser um estimulante natural, o chá verde não deve ser tomado por quem sofre com problemas de insónias ou perturbação do sono. Quer isto dizer que, deve ser evitado ao máximo por pessoas com sono leve, dificuldades em adormecer ou que sofram de distúrbios do sono.

Por outro lado, pessoas que sofrem de algum tipo de problema cardíaco podem sentir alterações no seu ciclo cardiovascular, como palpitações, arritmias ou até taquicardias se ingerirem chá em doses maiores que as recomendadas. Neste campo, referir que, não é só o chá verde que tem este efeito, falamos também dos restantes tipos de chá.

No fundo, e embora seja um produto de origem natural, também é importante ficar atento ao consumo tal como referimos. Afinal, e como diz a gíria, tudo que é ingerido em excesso pode fazer mal ao organismo e afetar seriamente a nossa saúde.

Chá verde antes de ir dormir: quando o devemos tomar?

Surge então a nossa resposta a esta questão. Se beber chá verde antes de ir dormir, e segundo estudos realizados, a melhor altura para o fazer é duas horas antes de ir repousar. Desta forma, o seu organismo tem o tempo necessário para fazer a sua absorção e quando tentar adormecer, vai sentir-se ainda mais relaxado devido às propriedades naturais do chá verde.

Por último, e para todos os que nos questionam qual o melhor chá verde, a nossa resposta é: quanto mais natural melhor. Contudo, e mais importante que isso, é ter em atenção à sua ingestão. Não caia no erro de “abusar”. Como em cima referimos, podem existir consequências para o seu organismo.

Portanto, e se quiser incluir o chá verde na sua rotina diária, uma boa forma de o começar a fazer é bebê-lo ao longo do dia e duas horas antes da hora de descanso. Isso maximizará os efeitos benéficos à saúde e à promoção do sono do chá verde, e claro, minimizar os efeitos negativos.
Fonte: Molaflex SA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUAL MELHOR COLCHÃO PARA SUA COLUNA? DESCUBRA AQUI.

Porquê de um Colchão Viscoelástico?

Como escolher um colchão?