Como escolher um colchão: 5 pontos a ter em mente

COMO ESCOLHER UM COLCHÃO: 5 PONTOS A TER EM MENTE

Quando escolher um colchão lembre-se que o mais importante é garantir o total conforto do seu descanso. Procure sempre as melhores soluções para tornar as suas noites execionais.

Com efeito, não há como negar que para uma noite de descanso profundo, um bom colchão é fundamental para recarregar energias depois de um dia atarefado. Mas afinal, o que é que realmente importa saber na hora de escolher um colchão?
Se está a pensar comprar um novinho em folha, temos a certeza que vai querer seguir estas 5 dicas.

5 dicas para escolher um colchão

1) PESO E ALTURA

A primeira dica acaba por ser um 2 em 1. Isto porque, dois dos pontos a ter logo em conta na hora de escolher um colchão são o seu peso e altura. E porquê? Por que um colchão deve garantir a total adaptação do corpo. Para além disso, é fundamental sentir que a sua escolha é realmente a mais adequada.

Por outras palavras, o colchão deve corresponder ao seu biótipo (Relação Peso/Altura). Ao mesmo tempo que deve ser firme e flexível, deve ser também confortável e dar a sustentação suficiente para suportar todo o peso do seu corpo sem ceder.

Por isso, e para escolher o colchão certo para si, o nosso conselho é que o experimente antes de comprar. Nada como sentir o toque do tecido, o tipo de material e até mesmo comprovar as características que o diferenciam.

Quando chegar essa altura, tenha então atenção à curvatura do corpo, a forma como o colchão recebe o seu corpo e se tem o espaço suficiente em altura.

No fundo, o colchão que escolher tem de fazer o “match” perfeito com o seu corpo.

2) TENHA EM MENTE O SEU CORPO (E O DO SEU COMPANHEIRO, CASO PARTILHE O ESPAÇO)

Se dorme sozinho, a escolha torna-se mais fácil pois só precisa de considerar as suas necessidades. Se partilha este espaço, é importante que o colchão garanta um sono descansado a ambos. Isto porque, e tal como o descanso, o conforto também deve ser partilhado.

Por isso, é ideal procurar colchões de casal que realmente são pensados para acolher os dois corpos sem prejuízo de conforto para um deles.

A Molaflex tem soluções para casais que garantem total conforto, sem perder a essência dos seus traços característicos. Procure na nossa coleção Bodhi Collection, o colchão ideal para partilhar o seu descanso. Conheça a linha que se diferencia e eleva a qualidade do seu descanso para outro nível.

3) A DENSIDADE, ALTURA E FIRMEZA DO COLCHÃO

Mais firmes, menos densos, mais altos. Escolha as sempre as opções que melhor se adaptam à anatomia do seu corpo.

Densidade

Quanto maior a densidade, maior é o peso que o colchão aguenta. Na Molaflex trabalhamos a densidade de forma a proporcionar mais adaptabilidade e homogeneidade na superfície do colchão.

Altura

Este é um atributo que está relacionado com a densidade. Um vez que vai permitir distribuir por todo o colchão a densidade necessária para suportar o peso do corpo. Colchões mais altos e com maior densidade garantem máximo conforto, resistência e durabilidade do colchão.

Firmeza

Se o colchão for pouco firme, o mais provável é de sentir a sensação de se estar a afundar. Nunca se esqueça que um colchão é essencial e determinante para a saúde e qualidade de vida.

4) TIPOS DE MATERIAIS

Descubra agora as vantagens e as desvantagens de cada um dos tipos de materiais que existem no universo dos colchões.

A) Colchões de Espuma

Por norma, estes são o tipo de colchão que todos conhecem, o mais comum, mais vendido e também mais barato. Por sua vez, também são aqueles que pode encontrar em qualquer tamanho, altura ou feitio. São uma excelente escolha para quem prima pela simplicidade na hora de descansar.

B) Colchões de molas

Existem dois tipos de colchões de molas: os colchões de molas clássicas (ou bonnel) e os colchões de molas ensacadas.
Colchões de molas clássicas (ou bonnel)
São um tipo de molas onde as esferas metálicas são conectadas entre sim através de fios de forma espiral. O ponto menos positivo deste tipo de molas é quando uma das pessoas se mexe, a outra também.
Colchões de molas ensacadas
São recomendados para quem procura firmeza e durabilidade no seu colchão. O sistema das molas ensacadas destaca-se pela sua resistência ao desgaste prematuro. Por outro lado, os colchões de molas ensacadas são ideais para casais. Acomodam melhor o corpo e garantem menor incómodo com o movimento do parceiro.

Com efeito, se estiver a pensar comprar um colchão de molas tenha sempre em atenção o sistema de molas. Tal como referimos, se partilhar o seu descanso, os colchões de molas ensacadas estão melhor preparados para garantir noites tranquilas e sem sobressaltos.

C) Colchões de látex

Os colchões de látex até podem ser um tipo de colchão mais caro, mas as suas características podem trazer bastantes vantagens ao seu descanso.

Primeiro, é um tipo de material que se adapta ao corpo e tem um isolamento perfeito, o que faz com que este tipo de colchão dure bastante tempo. Por outro lado, são ideais para pessoas que sofrem de alergias, uma vez que o látex é um material que protege de fungos, ácaros e bactérias.

Atualmente, na Molaflex, todos os nossos colchões são pensados e fabricados a pensar no seu bem-estar. Sendo que os compostos por látex, são idealizados para se destacarem pelas suas propriedades protetoras e de conforto.

D) Colchões de espuma com memória (ou colchões viscoelásticos)

Os colchões de viscoelásticos vieram revolucionar o descanso e o sono de quem os procura. Já pensou no que é descansar com a tecnologia usada pelos astronautas? No pleno conforto que pode atingir?

Os materiais utilizados nos colchões viscoelásticos adaptam-se milimetricamente ao corpo, sem deformar o colchão (não cria os chamados “buracos”). São pensados para acolher o corpo por toda a sua superfície sem perder a sua essência.

Referir ainda que, muitos dos colchões viscoelásticos suportam sem perderem qualidade ou conforto, qualquer peso e altura.

5) A GARANTIA OFERECIDA PELO COLCHÃO

Já aqui referimos que existem colchões que apresentam características duradouras. Contudo, não são só estas que são duradouras. Por norma, as garantias oferecidas juntamente com os colchões têm um período superior ao habitual (2 anos).

No caso da Molaflex, Os nossos colchões têm a máxima qualidade e são submetidos a testes em cada uma das fases do processo de fabrico. Desta forma estamos próximos de entregar a derradeira experiência de conforto em cada colchão vendido.

“Estou finalmente pronto para comprar um colchão”. Tem a certeza?

Apesar de já ter ficado a conhecer estes 5 pontos, nunca é demais reforçar os riscos de comprar um mau colchão.

CONSEQUÊNCIAS DA COMPRA DE UM MAU COLCHÃO

- Problemas de saúde: insónias, cãibras e dores musculares, dores cervicais e lombares e problemas de circulação sanguínea;
- Irritabilidade normal de uma noite mal dormida;
- Escolher um colchão que não se adapte ao seu corpo.

Com efeito, há vantagens e desvantagens em todo o tipo de colchões. Contudo, nada como entrar numa loja e experimentar o modelo que deseja. Desta forma avalia e conhece mais detalhadamente as características do colchão.

Escolha o colchão ideal para si!

Na Molaflex o seu descanso é a nossa prioridade. Todos os nossos colchões materializam toda a nossa intenção de oferecer um conforto de excelência e diferenciador. Seja qual a necessidade, as nossas tecnologias estão pensadas para as colmatar. Através do nosso simulador saiba qual o colchão ideal para si.

Antes de escolher um colchão, já sabe, avalie e tenha em consideração cada um dos pontos que referimos. Faça uma escolha ponderada, com tempo e só depois avance para a compra.

…E lembre-se sempre, o conforto do seu descanso deve ser excecional!
Fonte: Molaflex SA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUAL MELHOR COLCHÃO PARA SUA COLUNA? DESCUBRA AQUI.

Porquê de um Colchão Viscoelástico?

Como escolher um colchão?