Como escolher um colchão?

Para escolher o melhor colchão há vários aspectos a considerar. Se pensa que o modelo rígido é a opção certa, saiba que não é bem assim.

Escolher um colchão é uma das decisões mais importantes que pode tomar. E, não, não estamos a exagerar. Se considerar que cada pessoa passa, em média, cerca de um terço da sua vida a dormir, vale a pena investir tempo e dinheiro para escolher o colchão certo. Nem sempre os colchões ajudam a ter uma boa noite de sono, essencial para a saúde. Aliás, muitas vezes, são de fraca qualidade e desconfortáveis, sendo responsáveis por dores e insónias.

Porém, assim como um mau colchão pode prejudicar a qualidade do sono, um bom colchão pode melhorar significativamente as suas noites. Nisto de escolher o colchão certo, há muitas informações contraditórias sobre colchões de espuma ou de molas, por exemplo. Porém, a questão prende-se apenas com dois factores: a posição correta da coluna e o seu conforto. Se vai comprar um colchão, siga estas dicas.

QUAL É O COLCHÃO CERTO?

O colchão deve ajustar-se à curvatura natural do corpo, distribuindo a pressão uniformemente pela todo o corpo e mantendo a coluna numa linha recta. Um colchão muito macio, pode fazer o corpo afundar de forma prejudicial à coluna. Contudo, um colchão rígido também pode não ser a melhor solução. As pesquisas  indicam, por exemplo, que o melhor para a dor lombar é um colchão com firmeza média, em vez de um colchão rígido. 

Para escolher o colchão certo para si deve procurar a distribuição uniforme do peso, garantindo o suporte ponto por ponto nas diferentes partes do corpo. Quando for experimentar, leve alguém consigo para observar se, quando deitado, a coluna permanece neutra ou se curva exageradamente.

COLCHÃO DE MOLAS, LÁTEX OU ESPUMA?

Os colchões com molas, quando comparados com os de espuma, são mais firmes, elásticos e melhor ventilados. Perfeitos para quem transpira muito ou vive em zonas mais quentes. Por outro lado, os colchão de látex ou espuma são ideais para quem sofre de asma ou alergias, sendo necessário cobrir o colchão com uma capa antiácaros.

Se optar por um colchão com molas, os modelos com molas bicónicas ou ensacadas, permitem que o colchão se adapte, definindo zonas ergonómicas. Além disso, com as molas ensacadas não há transmissão de movimentos entre molas, perfeitos no caso de camas de casal em que um deles se mexe muito. 

Os colchões de látex, normalmente mais caros, permitem um boa ventilação, isolamento certo e limpeza, adaptam-se ao corpo, contudo, podem ser muito quentes no verão. 

5 DICAS PARA CONSEGUIR O MELHOR COLCHÃO

1. UM COLCHÃO NOVO A CADA OITO ANOS

Para começar, deve substituir o colchão a cada oito anos. Mantendo-o  por mais tempo, os materiais podem começar a degradar-se, tornando o colchão menos confortável. Se acorda com dores todos os dias, dorme mal ou acorda mal humorado, é melhor fazer a troca mais cedo. Na mesma altura, substitua o estrado.

2. MANUTENÇÃO É IMPORTANTE

Pela manhã, deixe o colchão arejar, mesmo no inverno, para permitir que a humidade saia. Além disso, vire o colchão com regularidade, na horizontal e na vertical, para evitar deformações.

3. EXPERIMENTE ANTES DE COMPRAR

Como um carro ou uns sapatos, tem que experimentar o colchão antes de o comprar. E quando dizemos experimentar, é à série. Deite-se durante, pelo menos, 20 minutos na sua posição normal para dormir para perceber se é o colchão adequado para si. Lembre-se: tem que se sentir confortável!

4. CUIDADO COM AS ALERGIAS

Se tem alergias certifique-se que os materiais não contêm algo que intensifique as suas alergias. O melhor será procurar um colchão hipoalergénico ou uma capa para o colchão. Mas se está preocupado com alergias, mas não pode pagar por colchão caro, a aspiração diária pode ajudar.

5. PESQUISA INTENSIVA

Para escolher o melhor colchão para si, é também necessário que passa uma pesquisa exaustiva, não só para encontrar o melhor modelo como, também, o melhor preço. Comece as pesquisas online, onde é possível que encontre os melhores preços, mas nunca compre sem experimentar.

Por fim, é possível que no primeiro dia que dormir no colchão novo este ainda não esteja adaptado ao seu corpo. Dê alguns dias antes de se arrepender da compra. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porquê de um Colchão Viscoelástico?

Chá verde antes de Dormir? Claro que sim!

Nove regras para uma boa noite de sono