Porquê de um Colchão Viscoelástico?


Os colchões viscoelásticos são fabricados num material viscoelástico, conhecido como espuma viscoelástica ou espuma de memória. Este material teve a sua origem no Centro de Pesquisa Ames, da NASA, com o objectivo de aliviar a tensão e os pontos de pressão sentidos pelos astronautas, durante as descolagens. Desde então, tem vindo a revolucionar o design de almofadas e de colchões em todo o mundo, dadas as suas inúmeras vantagens.

1. Alívio da pressão corporal

Com um colchão viscoelástico consegue obter um suporte mais adequado, com uma distribuição mais uniforme do seu corpo. O material viscoelástico adapta-se perfeitamente às curvas do seu corpo aliviando a tensão e os pontos de pressão que normalmente são criados. Desta forma, consegue obter um alinhamento mais correcto do pescoço e da coluna, o que melhora a postura do seu corpo, reduzindo as dores e melhorando a circulação sanguínea.

2. Sensibilidade à temperatura

O colchão viscoelástico é sensível à temperatura corporal, que facilita a modulação e a resposta do material quanto e onde a temperatura é mais elevada. Se tiver o corpo dorido em alguma zona específica, a temperatura aumenta nessa zona afectada, o que permite que o material viscoelástico se molde mais facilmente, mantendo essas zonas mais confortáveis.

O colchão viscoelástico retém também melhor o calor, o que significa que poderá manter a sua temperatura corporal durante a noite, sem sentir frio e sem grande necessidade de aquecimento do quarto.

3. Características hipoalergénicas

Qualquer colchão viscoelástico é simultaneamente hipoalérgico, o que significa que a sua composição oferece uma probabilidade muito reduzida de provocar alergias. O material viscoelástico não é propício à criação de humidade, ou à formação de pó e ácaros, o que o torna ideal para quem sofre de alergias ou problemas respiratórios.

4. Duração, higiene e preservação

Como não têm qualquer espaço no seu interior, os colchões viscoelásticos não acumulam pó ou ácaros, nem sofrem deformações com o passar do tempo, como é característico dos colchões de molas. Também não é necessário rodá-lo ou mudar o sentido do colchão, o que o torna muito mais fácil de limpar e cuidar. Desta forma, um colchão viscoelástico é significativamente mais higiénico e dura em média mais tempo que um colchão de molas tradicional.

5. Minimização dos movimentos


As qualidades da espuma viscoelástica ajudam a absorver os movimentos realizados durante a noite, minimizando as vibrações e as variações do colchão, para que não perturbe o seu parceiro ou a sua parceira durante o sono.

6. A sensação de conforto


Por último, um colchão viscoelástico é extraordinariamente confortável. O corpo é absorvido e suportado por espuma viscoelástica extremamente suave, que proporciona uma sensação de conforto e relaxamento única.

Os colchões viscoelásticos de qualidade são produzidos com espumas viscoelásticas de densidades acima dos 50kg/m3, para que possam suportar o seu corpo de forma estável e confortável. São colchões normalmente mais caros, mas com muitos benefícios, em especial a sua sensibilidade à pressão e à temperatura, que garantem o suporte e o conforto necessários, sem a pressão contrária ou a resistência de um colchão tradicional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUAL MELHOR COLCHÃO PARA SUA COLUNA? DESCUBRA AQUI.

Como escolher um colchão?