Crianças dormem cada vez pior


Não querem ir para a cama, acordam a chorar durante a noite, só adormecem agarrados aos pais. O sono das crianças está cada vez mais irregular, razão pela qual têm surgido cada vez mais especialistas na área

Carla não tem uma boa noite de sono desde que a filha nasceu, há dez meses e meio. Durante o dia, a bebé praticamente não descansa. À noite, acorda de hora a hora a chorar. Só se acalma quando a mãe lhe dá de mamar. No mês passado, a mulher adormeceu ao volante do carro, provocando um acidente. "A senhora está desesperada. Isto é uma tortura para as duas", conta ao DN Filipa Sommerfeldt Fernandes, terapeuta do sono, que está a acompanhar o caso. Há quatro anos a trabalhar na área, a autora do livro 10 Dias para Ensinar o Seu Filho a Dormir já acompanhou vários casos semelhantes. "Pais que deixaram cair os bebés do colo porque adormeceram, que emagrecem imenso, que perdem o cabelo." Pais que não dormem, porque os filhos não dormem. E foi precisamente porque o filho não dormia bem que Filipa decidiu estudar o sono.

Até aos 6 meses, as queixas mais frequentes dos pais prendem-se com o facto de os bebés "acordarem muitas vezes a meio da noite, precisarem de comer seis ou sete vezes por noite, só voltarem a adormecer se mamarem, fazerem sestas curtas durante o dia, terem dificuldade em adormecer". Quando são mais crescidos, diz a terapeuta, os adultos queixam-se sobretudo de que as crianças oferecem "uma grande resistência em dormir, necessitam de ajuda para adormecer e chamam os pais várias vezes durante a noite".

Teresa Paiva, neurologista especialista em sono, diz que "as crianças estão a dormir cada vez menos e a trabalhar mais", o que, em parte, está muito relacionado com "a mudança de estilos de vida das famílias", que tem implicações logo desde o nascimento. "Há uma percentagem de crianças e bebés que têm problemas orgânicos de sono, que têm de ser tratados, mas a maior parte são problemas comportamentais dos pais", indica a especialista do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica. Além de chegarem a casa cansados e exaustos do trabalho, o que não permite uma "autoridade serena", os pais estão "muito ansiosos". "Estão muito centrados no bebé e fazem tudo por ele, e esse tudo pode ser negativo." Teresa Paiva fala, por exemplo, do facto de as crianças dormirem com os pais, de se habituarem a comer durante a noite, de terem alguém por perto sempre que acordam.

Um estudo feito em 2013 confirmou que 10% das crianças portuguesas dos 2 aos 10 anos têm uma duração do sono mais de dois desvios padrão abaixo da média. O autor do estudo, Filipe Glória Silva, pediatra do neurodesenvolvimento do hospital CUF Descobertas, diz que "há a perceção de que existem mais crianças a dormir pouco". Por isso, adianta, nos últimos oito anos "a área das ciências do sono tem conhecido maior desenvolvimento em Portugal e surgiram mais médicos especializados nesta área".

O problema mais frequente nos mais novos é, segundo o especialista em perturbações do sono na infância, "a insónia comportamental, que atinge 20% a 30% das crianças". Esta está associada à resistência em ir para a cama, dificuldade em adormecer e, em muitos casos, despertares frequentes. "Isto tem que ver com o temperamento da criança. Há bebés que são fáceis de adormecer, outros que dão luta. Neste último grupo, associam-se muitas vezes estímulos que não facilitam um sono independente." O pediatra refere-se, por exemplo, a adormecer ao colo dos pais, a ver televisão ou com o biberão. "A partir dos 6 meses, a criança cria expectativa do que deve acontecer para dormir." Quer isto dizer que, quando acordar durante a noite - o que é normal acontecer, porque tem ritmos de sono mais curtos -, estará à espera dos estímulos.

"Os despertares noturnos são normais. Mas uma criança que está habituada a adormecer sozinha, vira-se para o outro lado e adormece. A outra não", explica. A boa notícia, diz, é que "é possível ensinar a criança a tornar-se independente no processo de adormecer". E, em muitos casos, logo entre os 4 e os 6 meses. O objetivo é caminhar para "deitar a criança sonolenta na cama e que o processo seja o mais natural possível". No entanto, isso implica que tenha as suas necessidades satisfeitas e que antes disso tenha tido "tempo de qualidade" com os pais.

Hora certa para dormir e levantar

O conselho do especialista é que sejam revistas as rotinas e que a criança tenha um horário de sono adequado. A sequência de acontecimentos que antecede o dormir deve ser igual. Por exemplo, a criança pode fazer a higiene dentária, despedir-se dos pais, ler uma história no quarto. "O objetivo é que o cérebro perceba que aquela sequência antecede o processo de dormir." Os pais devem, progressivamente, ir "reduzindo a assistência e o contacto físico" na hora de adormecer. "É saudável que saiba adormecer sozinha."

É muito provável que, no início do processo, a criança vá chorar quando for para a cama. "Há métodos mais drásticos de deixar a criança a chorar, mas eu não sou adepto. É preciso fazer as coisas de forma progressiva. A criança pode chorar um pouco, mas com os pais presentes", diz o pediatra. Filipa Fernandes partilha a mesma opinião: "Devem ficar perto, dar mimos para a criança se acalmar. Ajudar a tranquilizar."

Em alguns casos, pode ser benéfico um "objeto de transição". "São objetos de conforto [fraldas, peluches] que dão segurança à criança. São facilitadores, mas nem todas os querem", afirma Filipe Glória Silva. Segundo o pediatra, também é importante que os pais "suspendam a utilização de ecrãs pelo menos meia hora antes de ir para a cama".

Deitar cedo também é essencial para facilitar o processo, frisa Filipa Fernandes. Quando uma criança dorme mal surgem mais birras, dificuldades de concentração, sonolência durante o dia. Isto tem consequências para o bem-estar das famílias. "As primeiras consequências são em casa, depois passam para o trabalho e, por último, para a relação com os filhos", alerta a terapeuta do sono. "Educar já é difícil à brava. Se a pessoa não dorme, será terrível."

Fonte:Jornal DN por Joana Capucho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porquê de um Colchão Viscoelástico?

Chá verde antes de Dormir? Claro que sim!

Nove regras para uma boa noite de sono